Aplicando verniz em madeira

A aplicação de verniz sobre a madeira além de preservar o material, ajuda a protegê-la contra manchas e adversidades do tempo. O verniz embeleza a superfície, destaca a cor natural da madeira e ainda pode modificá-la se usado com corantes. Envernizar é uma tarefa fácil, mas que requer cuidado e muito capricho! Veja a seguir como fazer:

Passo 1 – Escolha o verniz ideal no Atacadão das Tintas, consulte um de nossos vendedores!

Existem muitos tipos de vernizes, fique atento ao que é mais adequado a sua demanda:

  • Vernizes a base de solvente são mais duráveis. Liberam odores fortes e devem ser aplicados em um local bem ventilado. Os pincéis utilizados precisam ser bem limpos para serem preservados e durarem mais.
  • Vernizes de base de água ou acrílica têm pouco cheiro e podem ser misturados apenas à água. Tendem a secar mais rápido, mas são menos duráveis. Os pincéis usados podem ser limpos somente com água e sabão.
  • Vernizes em spray são fáceis de usar. Não exigem pincéis e não precisam ser diluídos. Porém, devem ser aplicados em local ventilado, pois liberam odores muito fortes.
  • Vernizes podem ser transparentes ou coloridos. Os transparentes mantêm a cor natural da madeira e os coloridos servem para tingir a peça de uma cor especifica.


Passo 2 – O local ideal para fazer a aplicação do produto.

Escolha um lugar iluminado e ventilado para realizar a aplicação. A iluminação ajuda a identificar as imperfeições e a ventilação dissipa o cheiro forte do verniz. Evite locais com poeira, sujeira ou forte exposição a ventos.

Fique atento à temperatura e à umidade! O ideal é aplicar o produto em temperaturas por volta de 21 °C e 26 °C.

Passo 3 – Aplicando o verniz.

Você pode aplicar o verniz sobre uma superfície já pintada, removendo o acabamento antigo com uma lixa ou usando algum removedor. Ou ainda, aplicar o verniz direto sobre a madeira se tratando de um material ainda não envernizado.

Passo 4 – Prepare o verniz para a camada inicial, se necessário.

Se o verniz for a base de solvente, dilua-o com aguarrás. Se for a base de água, dilua-o com água.

Siga alternando entre aplicar o produto e lixar a superfície. Normalmente são necessárias duas a três camadas de verniz.

Deixe o produto secar entre as aplicações e após lixar, limpe a superfície antes de aplicar mais. Trabalhe sempre no sentido do veio da madeira ao passar o produto e lixar. Quando chegar à última camada, não lixe.

Para obter os melhores resultados, aguarde 48 horas antes de passar a última camada e deixe o produto secar entre uma aplicação e outra.

Passo 4 – Fique atento ao tempo de cura.

Deixe a peça descansando para o verniz terminar de curar. Alguns produtos terminam de curar em 24 a 48 horas, já outros precisam de até 7 dias. Existem ainda aqueles que exigem até 30 dias. Siga as instruções da embalagem para saber os tempos exatos de secagem e cura do verniz que você escolheu.